28 de agosto de 2010

Acolhimento Saúde Bucal

ACOLHIMENTO
SAÚDE BUCAL


          A equipe de Saúde Bucal da USF do Corrrégo da Bica foi convidada pela gerencia do distrito II para falar sobre a experiência do acolhimento na nossa unidade; convite aceito, a apresentação foi realizada no dia 25/08/2010 na faculdade Mauricio de Nassau na ocasião da reunião distrital da 2.1.
       Houve um primeiro momento de apresentação com projeção de slide e um segundo momento para responder perguntas, e por fim, foi feito o convite para conhercer nossa unidade e a dinâmica do acolhimento
    O acolhimento da equipe de saúde bucal teve início em 2009 e acontece junto com o acolhimento dos outros profissionais da unidade. A equipe é formada por 1 dentista e ASB da equipe, TSB, 1 médico e 1 enfermeira de equipes diferentes, 4 agentes de saúde (um de cada equipe) e 1 técnico de enfermagem.
 A EQUIPE DE ACOLHIMENTO recebe todos os usuários que procuram o serviço.O agendamento da odontologia  é  feito no acolhimento e os pacientes em urgências são atendidos no dia e marcados para dar continuidade ao tratamento.





 Equipe de Saúde Bucal

               




                                      A dentista faz o acolhimento junto com a médica e a enfermeira
                                                                  Equipe Integrada

Novo modelo do HIPERDIA

A Equipe III para atender de forma integral o paciente portador de diabetes e hipertensão engaja o projeto Grupão. Saiba mais:

PROJETO GRUPÃO (HIPERTENSOS E DIABÉTICOS)

      Dentre as limitações enfrentadas pela equipe III, do PSF – Córrego da Bica com o quantitativo de grupos de Hiperdia, vimos a necessidade de produzir modificações na metodologia utilizada nos grupos de Hiperdia. Foi observado que os determinados grupos se tornaram consultas pré-marcadas para entrega de exames, aquisição de receitas de medicação, com isso se tornando uma atividade rotineira e não muito produtiva, e sim muito mecânica. Discutido em reunião de equipe chegamos à conclusão da formação do que chamamos de “GRUPÃO”, uma nova visão e possibilidade de trabalho.
     O objetivo desse projeto será o de realizar atividades em grupos de forma mais dinâmica e compreensiva para melhor explanação de assuntos relacionados ao cotidiano do paciente, e com isso possibilitar uma vida de qualidade, com orientações importantes para a melhor convivência com os problemas de saúde especifico de cada participante do grupo.
 METODOLOGIA: Formação de grupos de cerca de 30 pessoas que apresente problemas de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, onde em cada encontro terá um responsável pelo tema a ser trabalhado e dinâmica a ser apresentada. Todos os pacientes serão antecipadamente analisadas a pressão arterial, peso e glicemia. Toda a equipe deverá está engajada na atividade para que ocorra o êxito da mesma.

   FLUXOGRAMA

1. Momento: Verificação de pressão arterial, peso e glicemia

2. Momento: Recolher as receitas, para a revalidação da mesma.

3. Momento: Agendar consulta/agravos

4. Momento: Encaminhar os pacientes para o grande círculo.

5. Momento: Dinâmica

6. Momento: Palestra

7. Momento: Encerramento / e devolução das receitas


Parabéns a toda a equipe III por essa iniciativa!!!!!!!

25 de agosto de 2010

Revista Brasileira de Saúde da Família destaca Blogs da área

Saúde da Família no mundo virtual

 


        Esta semana foi lançado o nº 23 da "Revista Brasileira de Saúde da Família", uma publicação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.
Uma das reportagens de destaque traz nas páginas 6 a 10 entrevistas sobre o uso de meios de comunicação informatizados (blogs, sites de relacionamentos, etc.) como ferramenta de trabalho e divulgação em Saúde da Família.
São vários blogs, páginas no Orkut, Twitter e Facebook, os quais a RBSF dará destaque, antenada com as várias facetas da comunicação no século XXI e valorizando, a atuação, trabalho e dedicação dos profissionais da Saúde da Família.
Segundo a RBSF:

"Abusando da ausência de barreiras e limites, médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outros simpatizantes passaram a utilizar esses espaços como ferramenta de troca de experiências e compartilhamento de saberes. E, para dar início aos destaques no mundo virtual, a RBSF partiu em busca de alguns blogs que têm como pauta central a Estratégia Saúde da Família."

Foram selecionados os blogs que tratam do cotidiano das equipes de saúde da família, foco desta primeira de uma série de reportagens da RBSF, como:

http://www.saudedafamilia.blogger.com.br/ e

http://www.saudedafamilia.blogspot.com/ .



24 de agosto de 2010

NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA




                                                                            NASF

        Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.

       O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
O NASF está dividido em oito áreas estratégicas: atividade física/praticas corporais; práticas integrativas e complementares; reabilitação; alimentação e nutrição; saúde mental; serviço social; saúde da criança/adolescente/adulto jovem; saúde da mulher e assistência farmacêutica.

  •      Podem compor as equipes: Assistente Social; Educador Físico; Farmacêutico; Fisioterapeuta;Fonoaudiólogo; Médico Acupunturista; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Médico Pediatra; Médico Psiquiatra; Nutricionista; Psicólogo e Terapeuta Ocupacional. Os profissionais médicos podem compor apenas as equipes de modalidade 1.

  •       A definição da composição do NASF é de responsabilidade dos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais. Tendo em vista a magnitude epidemiológica dos transtornos mentais, recomenda-se que cada NASF conte com pelo menos 01 (um) profissional da área de saúde mental.
  •      Os NASF devem funcionar em horário de trabalho coincidente com o das equipes de Saúde da Família, portanto, carga horária de 40 horas semanais.

14/08-Sábado foi dia de vacinação contra paralisia infantil na Bica

     Todas as crianças menores de cinco anos foram vacinadas contra paralisia infantil (poliomielite) neste sábado, dia 14. A vacina é oral, e mesmo quem já tomou antes deve participar.Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso, mas ainda existe o risco da doença vir de um país estrangeiro.A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é causada por um vírus. Doença contagiosa e os sintomas iniciais são febre, mal estar, dor de cabeça,disenteria e rigidez de nuca acompanjada ou não de paralisia. Cerca de 1% dos infectados desenvolvem a forma paralítica da doença

Parabéns para toda a equipe que trabalhou no dia da campanha!!

23 de agosto de 2010

Semana Mundial do Aleitamento Materno

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO


Na semana mundial do aleitamento materno foram realizadas palestras sobre o tema, durante os turnos do acolhimento e nos grupos de planejamento familiar da unidade.

22 de agosto de 2010

Oficinas com adolescentes na Bica

As oficinas com os adolescentes realizadas nessa semana foram muito proveitosas. Houve um comparecimento maciço dos adolescentes, com uma média de 40 por oficina. Os temas abordados foram:
  • Meu corpo está diferente, o que está acontecendo comigo?
  • Planejamento familiar
  • DST/AIDS
  • Álcool/Drogas/Tabagismo
Esses temas foram abordados atrvés de dinâmicas,trabalhos com desenhos, apresentações em grupos e rodas de conversas.
Na sexta pela manhã foi realizado uma gincana com distribuição de brindes e exposição em mural dos trabalhos realizados nas oficinas.
 A partir dessas atividades será iniciado o grupo de adolescentes da unidade!!!






21 de agosto de 2010

Ambulatório do Adolescente na Bica

     Foram oferecidas consultas médicas e odontológicas para os adolescentes de 10 a 14 anos em dois turnos de ambulatórios por semana nas duas primeiras semanas de agosto. Na sala de espera das consultas foram realizadas atividades com o grupo pelas enfermeiras.
   Houve o comparecimento muito grande dos adolescentes (total: 124) que receberam a caderneta de saúde do adolescente e o convite para a participação das oficinas que serão realizadas na terceira semana de agosto
           Essas atividades constituem-se como passo inicial para a formação do grupo de adolescentes e implantação do ambulatório mensal para atendimento dos mesmos na unidade. Todas as equipes irão implantar o ambulatório mensal do adolescente com o objetivo do acompanhamento do desenvolvimento físico, psicossocial e sexual desses adolescentes.Como instrumento desse acompanhamento será usado a caderneta do adolescente produzida pelo Ministério da Saúde.

Nossa Unidade

NOSSA UNIDADE
       A BICA É UMA UNIDADE FORMADA POR QUATRO EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E DUAS EQUIPES DE SAÚDE BUCAL. FICA LOCALIZADA NO BAIRRO PASSARINHO, NO DISTRITO SANITÁRIO III  DA CIDADE DO RECIFE E SUA ÁREA DE ADSCRIÇÃO ABRANGE UM TOTAL DE 4094 FAMÍLIAS.