22 de fevereiro de 2011

Testagem rápida para HIV

A USF vem oferecendo testagem rápida aos seus usuários desde o ano passado. No início o teste era oferecido apenas aos pacientes com diagnóstico de tuberculose, atualmente foi ampliado a oferta à  gestantes e demais usuários. O exame atualmente é feito feito pelas enfermeiras da unidade, Rosângela e Sara que tiveram a capacitação pela secretaria de saúde.  As enfermeira Alexssandra e Karla estão aguardando nova turma do curso para podermos ampliar a oferta do serviço na USF.

20 de fevereiro de 2011

PET-SAÚDE na Unidade


No dia 18/02/2011, estiveram na USF os alunos do PET, cuja as preceptoras Marcia, Mariana e Rosângela os receberam e prepararam um treinamento aos acs´s com a temática Pé Diabético. Esse momento foi um desmembramento da parte  extenção do programa. Vale ressaltar que existem mais duas turmas de preceptoria de PET com as profissionais Sara e Ivonete.Tem sido uma experiência muito enriquecedora tanto para os profissionais como para os alunos envolvidos, fortalecendo assim, o vínculo ensino-serviço.

Cronograma do mês de Março

Durante todo o  mês de Março na USF Bica, será desenvolvida ações de promoção a saúde da mulher, de acordo com o que ficou definido durante o  planejamento da unidade. Segue abaixo as ações que serão realizadas:
-  Disponibilização de citologia oncótica nos dois turnos pelas enfermeiras da unidade durante todo o mês,facilitando o acesso ao exame;
-Implantação de DIU na unidade pela ginecologista que integra o NASC Dra.Karla nos dias 04,11,18 e 25 no perído da manhã;
- Palestras educativas pelas enfermeiras, profissionais do NASF  e estudantes da unidade;
- Nos dias 18 e 25 haverá o Dia da Beleza, com a participação de alunas do curso de cabelereira e manicure, onde será disponibilizado às comunitárias e funcionárias um momento de corte e  escova em cabelos, além de cuidados com as unhas.No dia 25 também ocorrerá o encerramento das atividades do mês com uma feira de artes,tendo as usuárias da Bica como participantes.

16 de fevereiro de 2011

1º Manhã de Convivência

1º Manhã de convivência da Bica








A primeira manhã de convivência da Bica, ocorreu em dia 11/02/2011, no salão de uma Igreja Batista da localidade,sob a coordenaçao da Cirurgiã-Dentista: Joseane Delfino e das Enfermeiras: Sara Virna e Karla Regina,  que promoveram, aos colegas de trabalho ,um momento de Integração e Harmonia, com objetivo principal de  estreitar os laços afetivos entre os profissionais da USF , facilitando assim, o processo de trabalho na unidade. As atividades tiveram  início as 8:30h com a presença de todos os membros das quatros equipes. No primeiro momento com uma dinâmica de integração e comunicação: Em cada lugar uma Ideia,( Fonte: Projeto Crescer e Ser, publicado no livro “Aprendendo a ser e a conviver”, Margarida Serrão e Maria C. Baleeiro, ED. FTD, 1999)
O desenvolvimento da dinâmica só foi possível porque todos presentes se colocaram disponíveis, e cada um pode perceber o seu papel e importância dentro da equipe e que é juntos que  fazemos da USF do Córrego da Bica
um referencial de saúde no Recife.
Por fim foi lido o  texto:Fábula da convivência e todos relataram que a experiência do encontro foi bastante exitosa.

2 de fevereiro de 2011

Parceria com o NASF nas ações educativas da unidade.

Com a participação do NASF, a equipe III deu  inicio  às suas  atividades deste ano  no GRUPÃO DE HIPERDIA , com nova rodada de palestras educativas .
A Farmacêutica Dra. Josiane abordou a IMPORTÂNCIA DAS MEDICAÇÕES NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO E DIABETES e o perigo da AUTO-MEDICAÇÃO, já o  fisioterapêuta Dr. Fábio falou dos BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO sobre o stress físico e emocional. Além das palestras houve práticas de alongamento com participação ativa dos pacientes e funcionários da Unidade.
Nossos agradecimentos ao NASF pela importante contribuição no controle das doenças e melhoria da qualidade de vida de nossos Comunitários .