9 de setembro de 2010

Seminário Nacional Homens e masculinidades

         

      
            Nos dias 1 a 4 de setembro ocorreu o 6º Seminário Nacional Homens e masculinidades: Práticas de intimidade e políticas públicas  no Recife Praia Hotel em Boa Viagem e a BICA esteve presente através da  presença da Dra. Ivonete(Eq III) e das Enfermeiras Karla(EqII) e Janete (Eq III).
         Este é o sexto de uma série de encontros voltados ao debate sobre homens e masculinidades, realizados no Brasil, desde 1998, quando o Grupo de pesquisas em Sexualidade Masculina e Paternidade (Gesmap) vinculado à ONG ECOS-Comunicação em Sexualidade e o Programa de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro promoveram o I Seminário Homens, sexualidade e reprodução, em São Paulo. As outras edições (2003, 2005, 2006) aconteceram em Recife, a partir de parceria entre o Instituto PAPAI, o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema) e o Núcleo de Pesquisas Família, Gênero e Sexualidade (Fages), ambos da Universidade Federal de Pernambuco, além do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas, Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (Redor), entre outros. Em 2008, realizou-se o 5º Seminário a partir de parceria entre Instituto PAPAI, Núcleo Gema/UFPE, Promundo e Núcleo Margens/UFSC.
          Os seminários "Homens e masculinidades" têm sido encontros especiais promovidos a partir de parceria entre Organizações não-governamentais, Núcleos acadêmicos de gênero e gestores/as públicos que atuam na promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos. Momentos privilegiados de encontros entre pesquisadores/as, ativistas das mais diversas origens e disciplinas e profissionais inseridos/as em governos federais, estaduais e municipais, para aprofundarem temas complexos e para apontarem outros/novos caminhos a serem trilhados nesse campo de discussões e intervenções.


1 de setembro de 2010

Telessaúde na Bica

           Nessa quinta-feira, dia 26, os profissionais da Bica assistiram ao primeiro seminário em saúde por videoconferência na nossa Unidade através da rede Nutes do programa telessaúde. A nossa unidade foi contemplada com esse programa de educação em saúde a distância. A RedeNUTES é um programa coordenado pelo Núcleo de Telessaúde (NUTES), sediado na Universidade de Pernambuco (UPE). Faz parte do Programa Telessaúde Brasil, financiado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Desenvolve atividades de telessaúde para o Programa de Saúde da Família (PSF), promovendo a educação permanente e dando suporte assistencial aos profissionais do PSF em serviço.


Temos certeza que essa parceria irá contribuir bastante para melhorar a qualidade da assistência à saúde da nossa população.
O telessaúde na Bica já é um sucesso!!!!!